CREED













Saúde Mental da Pessoa em Reclusão
Resgatando o sentido da Vida


JUSTIFICAÇÃO:

Pesquisador alemão Hans Joachim Salize investigou dados de 24 países europeus sobre a saúde mental do detento(estudo foi apresentado no 17º Congresso Europeu de Psiquiatria, realizado em janeiro de 2009 em Lisboa - Portugal). Em todo mundo, mais de 9,25 milhões de pessoas estão, atualmente, em alguma instituição penal – e tudo indica que este número está crescendo rapidamente: somente nos últimos 18 meses, houve um acréscimo de 250 mil pessoas encarceradas. Uma grave questão pouco debatida, nesse contexto, é a saúde mental dos detentos – tanto dos que entram, quanto dos que saem. A pesquisa acima foi aplicada com detentos europeus, mas faço uso desses dados estendendo ao Brasil ressaltando a questão da saúde mental do detento que de alguma forma é danificada emocionalmente pela reclusão. As autoridades precisam alertar para a promoção de uma ação mais enérgica quanto a um tratamento mental para proporcionar a diminuição da reincidência ao crime. Sabendo que a Instituição em foco abriga cerca de 90 detentos, a preocupação por parte do seu Diretor quanto a proporcionar este evento é de sine qua non importância.

OBJETIVO:

· Promover ciclo de palestras sobre alguns tópicos da Saúde Mental através da abordagem contemplada nos três blocos 1, 2 e 3;
· Medir através de testes indicativos o estado mental do Detento;
· Favorecer a tomada de consciência do eu como Projeto de Qualidade de Vida - regatando o PQV na adversidade.

METODOLOGIA:

Através de Palestras com uso de materiais tecnológicos (notebook, datashow e som) e vídeos de curta duração (5’) , proporcionar a conscientização pessoal. Os Blocos trabalhados: Bloco 1 - estresse, auto-estima, resiliência e Personalidade Bloco 2 - Doença Mental - ansiedade, depressão, síndrome do pânico e Compulsão – vícios e Bloco 3 - Aconselhamento de carreira – Coach emocional. Os testes aplicados a partir de cada palestra serve para levantamento pessoal do detento e de subsídio para uma amostragem do índice de saúde vigente na instituição penal. Vários profissionais (psicólogos e pastor) estariam envolvidos na ministração dessas palestras que deverão seguir um cronograma pré-estabelecido.

Estresse – Auto –estima – Personalidade
40’
Flávia Puça - Psicóloga

Ansiedade e Depressão
40’
Flávia e Eliane - Psicóloga

Síndrome do Pânico e Compulsão – vícios
40’
Eliane - Psicóloga

Aconselhamento de carreira – Coach emocional
40’
Flávia Puça - Psicóloga

RESULTADO:
Com o evento realizado será elaborado um levantamento das principais dificuldades apresentadas pelos detentos com possibilidades de indicação de uma ação terapêutica.

Flávia Puça
Psicóloga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO ESTÁ SUA AUTO-ESTIMA?

Síndrome da Deficiência Postural

O que é autogestão?