Síndrome da Deficiência Postural

Síndrome da Deficiência Postural

Quando a criança começa a apresentar falta de atenção, desconcentração, dificuldade de ler e aprender os conteúdos da escola, os professores logo desconfiam de Dislexia ou Déficit de Atenção. Os pais levam ao profissional de saúde. No entanto, esse profissional muitas vezes não sabe que tais “diagnósticos” podem estar relacionados à Síndrome da Deficiência Postural – SDP.
Os sintomas da dislexia podem indicar que a pessoa possui a Síndrome da Deficiência Postural quando associados a outros distúrbios, tais como: dores na região ocular, coluna cervical e lombar, hábito de ranger os dentes, fadiga crônica, enjoos constantes dentro de veículos, entre outros. Muitas vezes esses pacientes se queixam de dores que nunca passam ou de tonturas e enjoos que não melhoram, pode até haver dificuldades de equilíbrio, tudo isso devido à dificuldade de localização espacial causada pelo distúrbio, sendo o tratamento multidisciplinar.
Esta Síndrome interfere na transmissão e na integração de informações necessárias para o equilíbrio postural e caracteriza um distúrbio do funcionamento do Sistema Nervoso Central.
O Dr. Orlando Alves da Silva, oftalmologista, um dos médicos mais especializados mundialmente nesta patologia, está convencido de que aproximadamente 90% dos casos de dislexia é uma manifestação da SDP. Como tal, para tratar a dislexia é forçoso corrigir a alteração postural precocemente. Quanto mais cedo for diagnosticada a patologia, melhor será a abordagem terapêutica e consequentemente o resultado do tratamento.
A descompensação do Sistema Postural juntamente com o aparecimento de tal Síndrome pode ocorrer em qualquer altura da vida.
Em crianças, após a aquisição da postura ereta e marcha/caminhar, a SDP poderá ocorrer’. A partir dos 3 anos de idade já é possível verificar se há perturbações proprioceptivas do Sistema Postural, e proceder a correção.
É geralmente durante os primeiros anos de Escola que distúrbios como: Dislexia, Hiperatividade, Perda de Interesse, Transtorno de Déficit de Atenção aparecem. Na adolescência, os sintomas evoluem para lesões musculoesqueléticas (escoliose, dores musculares e anormalidades ortodônticas).
Nos adultos, a SDP pode ocorrer provavelmente em virtude de choques/traumas físicos, gravidez ou estresse prolongado. Durante a gravidez, ocorrem alterações que promovem o desalinhamento do corpo. O peso do bebê faz com que o centro de gravidade da mãe se desloque em resultado das diferentes e constantes informações que chegam ao cérebro por meio do Sistema Proprioceptivo. Por todo o período de gestação são deflagrados comandos que reajustam o centro de gravidade em si mesmo. Após o parto, não raro, dores crônicas e alterações cognitivas (pseudo-depressão), geralmente, demonstram a dificuldade do Sistema Postural em reencontrar o equilíbrio.
Nos idosos, a descompensação do Sistema ocorre em função do Envelhecimento Postural.
A SÍNDROME DA DEFICIÊNCIA POSTURAL É DE ORIGEM FUNCIONAL, PORTANTO NÃO HÁ LESÃO ORGÂNICA.
Alguns dos principais sintomas descritos pelo Dr. Alves da Silva para o SDP são:
  • Desequilíbrios;
  • Dores osteomusculares;
  • Perturbações de localização espacial;
  • Perturbações dos movimentos oculares;
  • Alterações da percepção sensorial;
  • Dislexia e perturbações de aprendizagem;


PAIS E PROFESSORES DEVEM ESTAR PARTICULARMENTE ATENTOS A ALGUNS SINAIS E SINTOMAS:
  • A criança/adolescente cai frequentemente sem razão aparente;
  • Anda e corre com os pés tipo 10 para as 2;
  • Utiliza linguagem muito infantilizada aos 4/5 anos;
  • Mostra dificuldades em descodificar os sons;
  • Morde a bochecha internamente sem querer;
  • Deixa cair objetos e tem dificuldade em organizá-los no seu espaço;
  • Não consegue ficar quieta;
  • Desgasta os sapatos na parte de trás, especialmente na lateral;
  • Ao frequentar o ensino fundamental pode demonstrar dificuldades como: trocar letras, escrever em espelho e outras disgrafias;
  • Lê e escreve deitada, “debruçada”, por cima da mesa;
  • Tem dificuldade de percepção do esquema corporal;
  • Fica cansada rapidamente ao executar pequenas tarefas
ALGUNS DESTES SINAIS E SINTOMAS COM PRESENÇA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS MENSURÁVEIS PODEM REVELAR QUE A CRIANÇA APRESENTA ALTERAÇÕES NO SISTEMA PROPRIOCEPTIVO E POTENCIAL PARA DESENVOLVER SÍNDROME DE DEFICIÊNCIA POSTURAL. É NECESSÁRIO CORRELACIONAR À SUSPEITA OUTROS EXAMES E TESTES CLÍNICOS.
Nas crianças, as principais consequências são: as dificuldades de aprendizagem e alterações neuromusculoesqueléticas, que dificultam o seu dia-a-dia, exigindo-se delas mais do que podem dar. Existem tratamentos adequados quando as dificuldades de aprendizagem decorrem das disfunções do Sistema Proprioceptivo.
Aqui está uma lista de alguns dos sinais clínicos da Síndrome de Deficiência Postural:
SINAISMANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
DorCefaléias e Enxaquecas, Dor Retro Ocular, Artralgias, Dor Torácica, Dor Abdominal.
DesequilíbriosMal Estar, Náuseas, Tonturas, Quedas Inexplicáveis.
Sinais oftalmológicosAstenopia, Visão Fraca, Diplopia.
Sinais ProprioceptivosDismetria, Somatognosia, Transtorno da Imagem Corporal
ArticularesSíndrome da ATM, Torcicolos, Lombalgias, Periartrites, Entorses
NeuromuscularesParesia, Dificuldade de Controlar Extremidades
NeurovascularesParestesia das extremidades, Fenômeno de Raynaud.
CardiovascularesTaquicardia, Lipotimia
RespiratóriosDispneia, Fadiga
OtorrinolaringológicosZumbido, Surdez
PsicológicosDislexia, Disgrafia, Agorafobia, Dificuldade de Orientação, Distúrbio de Lateralidade, Dificuldade de Concentração, Perda de Memória, Astenia, Ansiedade, Depressão.
O TRATAMENTO DA SDP 
Consiste em reabilitar a propriocepção do Sistema Postural para captar correta e funcionalmente os estímulos provenientes de si e do ambiente que o cerca. Para tal é necessário trabalhar na origem, ou seja, nas entradas proprioceptivas. As principais são: pés, olhos, músculos, pele e o sistema dento-oclusal.
O tratamento compreende três principais intervenções:
• REPROGRAMAÇÃO POSTURAL
É composta de Avaliação Postural Computadorizada, realizada por fisioterapeuta especializado, cujo resultado permitirá aos pacientes e profissionais de saúde envolvidos na Reprogramação Postural, monitorar a evolução do tratamento.
A fim de identificar quais captores (sensores) posturais estão desregulados, o fisioterapeuta procede à avaliação clínica postural e/ou encaminha o paciente para o oftalmologista e/ou dentista especializados, especialmente, em Posturologia.
• VISÃO E MOTRICIDADE OCULAR
Disfunções da motricidade ocular causam distúrbios posturais, assim como o contrário também é verdade. Portanto, é importante ser avaliado por oftalmologista especializado, para prescrição do tratamento oftalmológico adequado ao caso. Costumeiramente, orienta-se o uso de lentes prismáticas, que são ativas e visam relaxar a musculatura oculomotora.
• TÉCNICAS PSICOPEDAGÓGICAS
É também fundamental trabalhar a baixa auto-estima, uma vez que os danos provocados pela SDP desenvolveram-se em crianças e adultos, por desconhecimento da patologia de que eram vítimas, ao longo de suas vidas.
Enquanto houver disfunção do Sistema Postural as informações que chegam ao cérebro serão mal recepcionadas e consequentemente processadas incorretamente. Com a Reprogramação Postural e a colocação das lentes prismáticas, cria-se a possibilidade de, eliminar os erros registrados e a recepção correta das informações/estímulos ao nosso redor.
As correções destes aspectos tratam a Síndrome da Deficiência Postural e os sintomas existentes melhoram e, em alguns casos, desaparecem.
Texto extraido: http://www.posturaltech.com.br/sistema-postural/sindrome-da-deficiencia-postural/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO ESTÁ SUA AUTO-ESTIMA?

O que é autogestão?